Tuesday, December 27, 2005

 

Publicação do "Código de Conduta do Bom Camarada durante o PREBUROCU"

Camaradas:

constata-se que este Natal trouxe a'O Partido o pior e o melhor do que se pode encontrar no universo burocrático. É irónico verificar que que enquanto alguns camaradas unem os esforços para elevar o nome d'O Partido com as suas atitudes plenas de sentido burocrático, outros adoptam comportamentos totalmente deploráveis que na melhor das hipóteses poderão ser justificados por sentimentos menores tais como a necessidade de protagnomismo ou mesmo inveja face à grandiosa obra até agora protelada pel'O Partido desde que o Secretariado do Comité Central é encabeçado pelo nosso Camarada Secretário Geral Pequenito Balariu. Dado que o PREBUROCU está em curso e que qualquer atraso que se deva a golpes palacianos deste género terá apenas como consequência imediata a demora do atingimento do nirvana burocrático que todos os camaradas desejam, urgiu à Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda a elaboração do Código de Conduta do Bom Camarada durante o PREBUROCU, um guia para que nenhum camarada se volte a equivocar quanto à postura que deve adoptar no seio d'O Partido durante esta fase de aparente indefinição de estatutos e objectivos do mesmo, um manual para o tipo de acções que deve desenvolver e qual a atitude e expectativas que deve ter perante a estrutura d'O Partido.
Assim, segue-se o referido documento, de indispensável leitura para todos os que não querem perder o comboio da locomotiva burocrática!




Código de Conduta do Bom Camarada durante o PREBUROCU


Apesar de todos os excelsos esforços do nosso magnânime Secretário Geral do Secretariado do Comité Central Camarada Pequenito Balariu em explicar de forma clara o épico processo denominado por PREBUROCU (momento crucial do desenvolvimento e aplicação da estrutura d'O Partido) e todos os procedimentos burocráticos que a ele dizem respeito, denotam-se por parte de alguns camaradas determinadas atitudes que não só não se coadunam com o espírito de implementação burocrática interna d'O Partido como ainda colocam incómodos entraves à aplicação do mesmo. Acreditamos que na grande maioria dos casos este facto se deva aos camaradas encerrarem em si mesmos dúvidas de base face ao compromisso que assumiram ao se filiarem numa organização partidária em construção. Muitos seriam os camaradas que vacilariam ao serem confrontados com questões tais como "O que representa para si OP?, Que expectativas tem em relação ao mesmo?, Sabe com que objectivos foi ele criado e estruturado? Que tipo de procedimentos considera mais adequados para um bom funcionamento da sua estrutura? Tem conhecimento de todos os actos partidários que deram origem à situação presente?".
É nosso objectivo neste documento clarificar este tipo de questões!Comecemos então pelo princípio:

O que é que o OP não é?
O OP não é um espaço de discussão de assuntos da actualidade, nem de emissão de opiniões sobre os mesmos, muito menos de publicação de obras pessoais avulsas. O seu único objectivo é a formalização da sua estrutura e procedimentos burocráticos internos através da Burocracia, pondo assim fim a toda e qualquer subjectividade resultante da ineficaz aplicação da mesma. Não pretende ter o mínimo peso em termos de intervenção social e política, a não ser defender a classe operária (da qual fazem parte todos os camaradas) usando toda a burocracia normativa que é colocada à disposição. Já dizia o nosso Secretário Geral aquando da fundação d'O Partido "Temos agora de pôr a máquina burocrática a andar de forma a alimentar a crescente burocracia" - Camarada Pequenito Balariu 12/12/2005".
Mesmo após a compreensão da razão da existência do OP, poderão ainda seguir-se outro tipo de dúvidas, nomeadamente:

Quais os procedimentos básicos que um camarada do OP deve levar a cabo?

A esta pergunta, todos os camaradas deveriam ter uma primeira resposta imediata na ponta da lingua, sem hesitações: nomenclatura! Já dizia o nosso Secretário Geral Camarada Pequenito Balariu no título de um post seu: "A nomenclatura é a base da estrutura". O cumprimento da nomenclatura é quase só por si uma razão de ser da existência do OP, pelo que é indispensável que os camaradas estejam a todo o momento ao corrente da nomenclatura homolgada pelos orgãos oficiais e que a adoptem o mais rápido possível sempre que ocorram actualizações da mesma. Após o cumprimento desta norma fundamental, o camarada deverá revelar todo um comportamento formalizado no modo como se dirige aos restantes camaradas. A atitude do camarada estará quanto mais optimizada quanto mais à risca forem seguidas as seguintes directivas:

- o camarada não dá opiniões sobre os assuntos referentes ao partido nem faz juízos de valor em relação a outros camaradas. O camarada tem três modos de acção disponíveis: 1- apresenta propostas para serem votadas pelos orgãos previstos para o efeito; 2- vota as propostas que forem apresentadas por outros camaradas caso exerça um cargo que detenha tal poder 3- poderá ainda responder a actos burocráticos mais específicos, tendo que o fazer obrigatóriamente nos espaços criados de propósito para o efeito;

- o camarada deve consultar com frequência o espaço divulgação da Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda, ABC da Burocracia, de modo a se diluir de forma expontânea no éter existencial ideológico d'O Partido;

- o camarada sempre que possível deverá demonstrar a sua lealdade e exaltar o seu apoio incondicional aos camaradas que exercem cargos importantes na estrutura d'O Partido, principalmente ao camarada que na actualidade ocupe o cargo de Secretário Geral, já que este tipo de comportamento cria uma imensurável fluência na dinâmica de funcionamento da máquina burocrática partidária. Por oposição, é tremendamente reprovável que um camarada ponha em causa o desempenho de um seu superior. Nada existe de mais contraproducente do que a falta de confiança na estrutura partidária, pelo que de futuro, qualquer camarada que ouse prejudicar os outros camaradas com as suas imperteninências sofrerá as devidas consequências.

(Lembramos aos camaradas que o cargo de Secretário Geral do Secretariado do Comité Central (assim como qualquer outro cargo) não é vitalício, o que quer dizer que todo o camarada pode em qualquer altura da sua vida partidária vir a ocupa-lo. Mas, para que tal se suceda, a sua conduta como camarada terá de justificar o mérito para a obtenção de tal cargo.)

Por fim, só lhe resta saber responder a mais uma pergunta para que o camarada execute na sua plenitude burocrática as suas funções:

Que actos partidários foram até ao momento formalizados e quais os que se seguem?

Apesar de equivocadamente alguns camaradas acusarem a lista CCCP-B de uma pretensa auto-proclamação, o facto é que esta lista foi mesmo submetida a sufrágio por parte dos membros do partido, tal como atenta a acta publicada pelo 2º Secretário do Secretariado do Comité Central Camarada Sai-Bábá, tendo obtido maioria qualificada no mesmo. Que se acabem de vez todas estas falsas acusações que não passam de uma vil injustiça a toda a equipa que constitui a CCCP-B e que tantos esforços tem dirigido no sentido de dinamizar a crescente máquina burocrática d'O Partido, principalmente o nosso incansável Secretário Geral Camarada Pequenito Balariu sem o qual teria sido impossível ter posto em marcha esse moroso mas glorioso Processo Revolucionário Burocrático em Curso.

Perguntam-se os camaradas: e os estatutos do partido? E os objectivos? Onde é que pára o Manifesto do OP? Pois bem, camaradas, como poderiamos avançar para a votação destes assuntos se antes de mais temos de proceder à eleição dos 3 representantes do Comité Central no Politburo? Já se esqueceram que é ao Politburo que cabem todas as decisões que dizem respeito ao partido, ao contrário das difamações que foram proferidas de que o Secretário Geral geria o futuro do OP a seu belo prazer? Como pode o Politburo decidir se ainda não está formado? É de todos estes procedimentos burocráticos que se trata o PREBUROCU!!! Por isso camaradas, contenham a verborreia e dêem o exemplo: apresentem a vossa candidatura ao Politburo!!! Está para breve o encerramento da aceitação das candidaturas, em data a anunciar nos próximos dias.

O PREBUROCU floresce a cada dia que passa e é o desejo de todo o Secretariado do Comité Central e Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda que todos os camaradas venham a ser a terra, água e adubo que permita às sementes d'O Partido que já germinam que se tornem no mais belo jardim burocrático que jamais tenha existido!

VIVA O OP!

VIVA A COMISSÃO DE REEDUCAÇÃO IDEOLÓGICA E PROPAGANDA!

VIVA O NOSSO SECRETÁRIO GERAL CAMARADA PEQUENITO BALARIU!

VIVA O PREBUROCU!




Terminado o documento, resta-me apensar aconselhar os camaradas Tzé-Tzé e Ás-sopro (e qualquer outro camarada que tenha ousado pensar seguir pela via proposta por estes camaradas) a reflictirem sobre as suas mais recentes iniciativas em relação ao partido, reequacionem o compromisso que inicialmente assumiram face aos camaradas e acima de tudo que se retratem perante O Partido o mais rapidamente possível. Neste momento, este tipo de atitude é minimamente tolerada já que ela pode ainda ser justificada pela presente falta de Burocracia instalada. Porém, acreditem camaradas que num futuro próximo não terão igual sorte e que numa situação semelhante serão postas em marcha medidas implacáveis. Ponham os olhos no exemplo de camarada que é o 2º Secretário do Secretariado do Comité Central Camarada Sai-Bábá, na forma plena de sentido burocrático com que apresentou a sua proposta para aprovação da inclusão na nomenclatura oficial d'O Partido da facção quasi-monárquica e posteriormente apoiou formalmente o nosso Secretário Geral Camarada Pequenito Balariu. Se o objectivo é defenderem causas inócuas como forma de obterem protagnismo pessoal para isso têm uma organização mais adequada que é o partido do Camarada Louçã, mas por favor não envergonhem O Partido!!!

OP!!! OP!!! OP!!!


Comments:
Camarada Presidente, desculpe corrigi-lo mas escreveu várias vezes Comissão de Reeducação Ideológica e Propaganda, não quereria dizer Comissão de Reeducação e Propaganda Ideológica?
É como consta na Nomenclatura.
Saudação cordial meu futuro Presidente Busílis.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?