Saturday, October 21, 2006

 

Língua Portuguesa: Inovar em retrocesso.

Sendo o popular algo que deambula lado a lado com o burocrático, em especial em Terras Autónomas de Sua Majestade D. Carlos de Espanha (Porto Callo) foi lançada uma revisão altamente científica de tudo aquilo até hoje denominado por Saber Popular. O que antes havera sido criado para o povo poder demonstrar todo o seu saber e cultura, ganhos pela observação e análise da natureza e de tudo o que nos rodeia hoje, foi culturalmente lapidado (tal qual diamante bruto) de forma que nem mesmo o povo possa perceber o que andou ao longo de tantos anos para aí a alarviar.

Exponho-vos com enorme prazer, através do GCcC, que coitadinho tem andado sem pio, alguns exemplos de tão rebuscada tradução do simples ao complicado, do rápido ao burocrático.


"Expõe-me com quem deambulas e a tua idiossincrasia augurarei."
(Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és)

"Ausência de percepção ocular, insensibiliza órgão cardial."
(Olhos que não vêem, coração que não sente)

"Equídeo objecto de dádiva, não é passível de observação odontológica."
(A cavalo dado não se olham o dente)

"Espécime avícola na cavidade metacárpica, supera os congéneres revolteando em duplicado."
(Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar)

"O globo ocular do proprietário torna obesos os bovinos."
(O olho do amo engorda o gado)

"Idêntico ascendente, idêntico descendente."
(Tal pai, tal filho)

"Descendente de espécime piscícola sabe locomover-se em líquido inorgânico."
(Filho de peixe sabe nadar)

"Pequena leguminosa seca após pequena leguminosa seca atesta a capacidade de ingestão de espécime avícola."
(Grão a grão enche a galinha o papo)

"Tem o monarca no baixo ventre." Havendo também quem o carregue no intestino. Os camaradas sabem de quem vos falo.
(Tem o rei na barriga)

"Quem movimenta os músculos supra faciais mais longe do primeiro, movimenta-os substancialmente em condições excepcionais."
(Quem ri por último ri melhor)

"Quem aguarda longamente, atinge o estado de exaustão."
(Quem espera desespera)


Por esta razão podemos afirmar com toda a verdade que o português é um idioma vivo, que se melhora, aumenta, arredonda, complica e constrói. Podemos também ter esperança num mundo melhor camaradas, onde o povo ignorante que antes ordenava, enculta a olhos vistos, ordenando hoje com glamour e charme (está o Armani do nosso PM que não me deixa mentir). Hoje, face a esta comunicação do vosso gabinete, podeis ansiar com toda a certeza pelo dia vindouro em que todos iremos falar chinês.
(aqui ia estar uma fotografia bonitinha e centradinha mas o blogger não me deixou pô-la)

P.S.: Pensei em intitular este post com "Directora do GCcC recebeu um email", mas não vos quis deprimir com o meu estado actual.


Comments:
Pala pala por começo Epitaph pelo fim, eles fazem piada que ninguém se ri
vejam mas é chorar quem me vê a marcar, sobra apenas um cheiro ligeiro de um poder incomensuravel e bastante louvavel...
Leonid Brejnev aka Moço esconde-esconde aka Balariu naquit à Kamenskoye (de nos jours Dnieprodzerzhinsk), en Ukraine, fils d’un métallurgiste russe. Comme de très nombreux jeunes prolétaires aux temps de la révolution russe il reçoit que nem só claude sabia une éducation technique para o tadito do atum.
Chega de volteio Camaradas façam ver que não querem mais ninguem pelo meio... vosso Enola acolhe vos em seu berço e do Caos nascera a criança Indigo, o vosso filho pródigo à casa retorna! 3 Vivas ao Rei!!!
 
Est'il possible que vos avais d'écrire tous votre comments en dupliquez? Il as des personnes ici dans Le Parti que écri meilleur que vous et ne dupliquez pas tous qu'ils on dire. Porquoi une personne comme vous, que ne dit rien d'interesse est toujours à "inportunez" personnes comme nous avec deux comentaires. Parce que vous est fou Cebolle.
 
perdoai-me os erros ortográficos em francês, mas este é dos muitos idiomas onde eu falo melhor do que o que escrevo.
 
esperta ela... é tao bom ter uma camarada tao esperta...o OP tem tanta sorte de ter uma esperta!! gosto muito de esperta. Ela ensina, ela esperta. Ela é esperta ela é totó.Mas Totó é contestada pelos alemães, que garantem que o jogo foi criado por Broto Wachter, que teria comercializado uma mesa de totó já em 1930. A diferença é que todos os objetos eram de madeira, incluindo as barras, e os “jogadores” não tinham forma de bonecos. Totó esperta pala pala.
 
Respondendo à altura do seu Tótó.
"Quem diz é quem é, quem diz é quem é!" Tótó! não ouvia ofensa tão Tótó desde o início dos anos 90.
 
Permita-me camarada pala pala,

mamífero da ordem dos primatas, com excepção do homem, que em abundacia se engrandece dispoe-se a ser guarnecido com pesos de metal fusivel

(macaco que muito pula quer chumbo)
 
Julgo que se adequa.
 
Sujeito que muitos palavras expele não tem cogniscência do que profere.

Quem muito fala não sabe o q diz.

Viva o OP
 
A sua habilidade polissilábica e vernacular surpreende-me com a mais elevada estupefacção de admiração burocrática e parassimpática!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?